Na última sexta 10/set/2021 as empresas CMA CGM, CNC, Containerships, Mercosul, ANL e APL informaram ao mercado, que todas as tarifas estarão congeladas até 1º/fev/2022.
A CMA CGM aumentou sua frota de containers nos últimos 15 meses em 780.000 TEU´s. Entretanto, a chinesa COSCO poderá tornar-se a terceira maior empresa de transporte de containers no mundo, em termos de frota, se a CMA CGM ficar inerte.
Atualmente, segundo a publicação Alphaliner, a capacidade operacional em TEU´s das quatro gigantes e seu respectivo share no mercado é de Maersk 4,243,729/17.1%, MSC 4,134,309/16.7%, CMA CGM 3,016,458/12.1%, COSCO 2,972,789/12.0%.
Em 15/jul/2021, as ordens de construção da COSCO, totalizavam 585,272 TEU´s, enquanto que as da CMA CGM estavam em 525,452 TEU´s.
E não podemos esquecer os movimentos de adaptação dos clientes, como o exemplo da HOME DEPOT, terceiro maior importador americano de carga containerizada – atrás de Walmart e Target, conforme publicamos em 23/junho/2021 – que decidiu afretar um navio para atender seus objetivos.
O mercado em um sistema – o mais liberal possível – tem a capacidade de se reinventar, adaptar e sair do outro lado melhor, e os armadores não podem pensar no curto prazo.
Como a água, o mercado sempre acha seus caminhos…