O Presidente Biden nomeou na data de ontem, 18 de outubro de 2021, a nova administradora da US Maritime Administration (MarAd) Ann Phillips, aposentada como Contra-Almirante da marinha americana, depois de 30 anos de serviços.
A administradora, estava como assistente especial do Governador da Virgínia, e possui experiência na área de impacto ambiental.
A American Maritime Partnership (AMP), que inclui armadores e operadores de bandeira americana, trabalhadores portuários, estaleiros e organizações ligados à segurança nacional, saudaram a nomeada. A sua posição de consultora para o Secretário de Transportes sobre temas relacionados à marinha mercante será testada, já que a estrutura americana encontra-se sob pressão, em função da crise na cadeia logística, que tem afetado o mundo e os US em especial.
A posição, ligada ao Departamento de Transporte, deverá se debruçar sobre a solução relativa a mais de 300 portos americanos e suas ligações com transporte ferroviário, rodoviário e até aéreo em alguns casos.
Depois de iniciar na semana passada, operações 24/7, o papel do MarAd poderá incluir até mesmo o uso da Guarda Nacional na busca por soluções relativas aos imensos gargalos da cadeia de suprimentos, considerando que “… estamos constantemente reavaliando todas as opções, mas os passos que já tomamos agora, já começarão a fazer a diferença.”, afirmou o Secretário de Transportes Pete Buttigieg, no último domingo.