O mundo inteiro se ressente da falta de vários produtos, fundamentalmente por conta da disrupção provocada pela pandemia e, com o final do ano, a pressão deve aumentar, por conta da demanda relacionada às Festas de Fim de Ano ao redor do globo.
A China, como importante fornecedor do planeta, está dando sinais de esgotamento, dentre outros, a “bolha” da construção civil e, não menos dramático, o perfil da produção energética interna, onde metade da demanda é coberta por carvão, o que tem provocado aumento no custo do insumo e mesmo a sua falta. Um efeito perverso, pois enquanto a demanda por produtos aumenta, as fábricas estão sendo orientadas a reduzir o uso de energia ou mesmo fechar em alguns momentos, sendo certo que mais de 20 províncias chinesas já experimentaram cortes de energia.
Assim, o fato de que a cada dez navios containeros que entram nos US, quatro o fazem através dos portos de Los Angeles e Long Beach, não é o único componente desta “tempestade perfeita”.
Em setembro deste ano de 2021, atingiu-se o recorde de 73 navios aguardando uma fila para atracarem no Porto de Los Angeles, o que forçou a adotarem a operação de 24/7 desde a última semana, o que foi seguido por grandes empresas, como a Walmart, com o intuito de destravar a cadeia logística.